quinta-feira, 10 de novembro de 2011

112. Depoimento Dra. Liziane Anzanelo - Oncologista

Depoimento Dra. Liziane Anzanelo


- ONCOLOGISTA de Blumenau*

* Repassando :*

Simplesmente perfeito o depoimento desta médica oncologista aqui de Blumenau Dra. Liziane Anzanelo.

Meus amigos, como oncologista digo que ninguém está desejando mal ao Lula ou aos pacientes sofredores de câncer, mas sabemos que quando um governante passa na pele o que um paciente passa para ter o direito a um tratamento digno e justo, ou mesmo morre na fila esperando um medicamento, uma cirurgia ou simplesmente pela ineficiência do sistema, temos que nos revoltar!!!

Porque todos não tem o... direito de ter um diagnóstico no sábado e iniciar o tratamento na segunda, me digam um paciente que conseguiu essa presteza, ou que tratou linfoma com a droga de ponta que a Dilma usou, ou vai fazer infusão contínua com cateter e bomba de infusão de uso domiciliar???
Por que não nos exasperarmos por nem todos terem os mesmos direitos???
Somos diferentes porque não temos convênios, ou mesmo cargos importantes???

E a Constitutição Federal não diz que temos todos os direitos e somos iguais???

Temos sim que aproveitar essa situação e mostrar que há diferenças nos tratamentos e lutar pelos direitos dos mais fracos. Não é justo que um paciente espere 30-40 dias para ter um diagnóstico patológico, ou aguarde na fila de cirurgias, simplesmente porque não há mais médicos se submetendo aos salários de fome que o SUS paga!

Pagar de 10 - 17 reais de honorários de quimioterapia por paciente/mês é simplesmente um achaque!

Pagar 1.200 reais por Mês para médicos da rede pública por 20 horas de trabalho, e fazê-los atender 18 pacientes ou mais em 04 horas é um abuso!

Eu quero sim que ele se cure e tenha um excelente tratamento, que com certeza já está tendo, mas e o paciente que atendi hoje que não teve a mesma sorte e está morrendo no hospital com menos de 30 anos...

E as mulheres com câncer de mama que não conseguem usar o tratamento mais moderno?

E a fila da reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas?

E as filas imensas da radioterapia, que só não sãoa maiores pela abnegação de radioterapeutas que tratam os pacientes SUS em suas clínicas privadas, muitas vezes arcando com os custos do tratamento para verem seus pacientes melhor atendidos?

Temos sim que falar, temos que mostrar à população que não é assim que ocorre no dia a dia de pacientes oncológicos, que ficam sentados dentro de ambulâncias o dia todo aguardando para voltarem para suas casas após terem feito seus tratamentos ou seus exames cedo pela manhã, aguardando aqueles que fazem exames e tratamentos á tarde.

Se vocês não sabem o câncer é uma doença que mais mata somente vindo atrás das doenças coronarianas.

Quase um problema de saúde pública!

E seus custos são altos sim, mas não justificam que para custeá-los temos que sacrificar pacientes que teriam chances reais de cura, que hoje mesmo a doença se encontrando em estágios avançados chegam aos índices de 50 %.

Sinto muito se o Lula está passando por isso, mas com certeza não está lutando para ter seu medicamento e passando por um grave estresse para ver quando vai começar ou quando vão lhe chamar para iniciar seu tratamento.

Queria que todos os pacientes oncológicos tivesem o direito ao tratamento de ponta oferecido no Sírio ou no Einstein!!

Somente nós médicos sabemos o dilema ético ao dizer ao paciente que terá que fazer um tratamento, mas que talvez não tenha acesso no sistema, por exemplo a hormonioterapia extendida para câncer de mama após uso de Tamoxifeno, não é disponibilizada ao pacientes do SUS, porque não tem código para esse tratamento, haja visto que a tabela está desatualizada.

O SUS diz que paga tudo, as tabelas realmente não dizem qual tratamento o médico deve fazer, o médico pode prescreve o que quiser, entretanto, o valor pago pelo código da doença é ínfimo e não cobre os novos tratamentos, quem paga a conta???
Os hospitais filantrópicos???
Os hospitais públicos já tão sucateados...
Ou deixamos assim, e não nos indignamos, afinal eu não tenho nada a ver com isso, na minha família niguém tem câncer, e eu tenho convênio de saúde, para que vou me preocupar????

Quando a água bater naquele lugar, quero ver....Sorry pelo desabafo!

Mas é irritante escutar tanta coisa de quem não tem a mínima noção do que seja a saúde nesse país, e isso que em Blumenau e no Sul vivemos num paraíso, comparado com o resto do país.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

111. A Janela do Vizinho

Gosto dos livros de ficção do psiquiatra Irvin Yalom (Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer) e por isso acabei comprando também seu Os Desafios da Terapia, em que ele discute alguns relacionamentos padrões entre terapeuta e paciente, dando exemplos reais. Eu devo ter sido psicanalista em outra encarnação, tanto o assunto me fascina.

Ainda no início do livro, ele conta a história de uma paciente que tinha um relacionamento difícil com o pai. Quase nunca conversavam, mas surgiu a oportunidade de viajarem juntos de carro e ela imaginou que seria um bom momento para se aproximarem. Durante o trajeto, o pai, que estava na direção, comentou sobre a sujeira e degradação de um córrego que acompanhava a estrada. A garota olhou para o córrego a seu lado e viu águas límpidas, um cenário de Walt Disney. E teve a certeza de que ela e o pai realmente não tinham a mesma visão da vida. Seguiram a viagem sem trocar mais palavra.

Muitos anos depois, esta mulher fez a mesma viagem, pela mesma estrada, desta vez com uma amiga. Estando agora ao volante, ela surpreendeu-se: do lado esquerdo, o córrego era realmente feio e poluído, como seu pai havia descrito, ao contrário do belo córrego que ficava do lado direito da pista. E uma tristeza profunda se abateu sobre ela por não ter levado em consideração o então comentário de seu pai, que a esta altura já havia falecido.

Parece uma parábola, mas acontece todo dia: a gente só tem olhos para o que mostra a nossa janela, nunca a janela do outro. O que a gente vê é o que vale, não importa que alguém bem perto esteja vendo algo diferente.

A mesma estrada, para uns, é infinita, e para outros, curta. Para uns, o pedágio sai caro; para outros, não pesa no bolso. Boa parte dos brasileiros acredita que o país está melhorando, enquanto que a outra perdeu totalmente a esperança. Alguns celebram a tecnologia como um fator evolutivo da sociedade, outros lamentam que as relações humanas estejam tão frias. Uns enxergam nossa cultura estagnada, outros aplaudem a crescente diversidade. Cada um gruda o nariz na sua janela, na sua própria paisagem.

Eu costumo dar uma espiada no ângulo de visão do vizinho. Me deixa menos enclausurada nos meus próprios pontos de vista, mas, em contrapartida, me tira a certeza de tudo. Dependendo de onde se esteja posicionado, a razão pode estar do nosso lado, mas a perderemos assim que trocarmos de lugar. Só possuindo uma visão de 360 graus para nos declararmos sábios. E a sabedoria recomenda que falemos menos, que batamos menos o martelo e que sejamos menos enfáticos, pois todos estão certos e todos estão errados em algum aspecto da análise. É o triunfo da dúvida.

Vale a pena pensar nisso!!!!!!!


Beijos Vera

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

110. Mastectomia e Reconstrução

Hoje fui ao Hospital da Plástica.


Cheguei por volta das 7horas, Carlos me levou... minha Mãe me acompanhou e ficou junto comigo...mas...

Após usar o BRAVA, desde o dia 23 de agosto, em menos horas do que o previsto, pois a pressão sofrida na pele pelo arco de silicone que fica envolta do seio de plástico, e a sucção do ar para soltar a pele do local mastectomizado e/ou aumentar a região do seio direito, o que resulta na maioria das vezes em uma alergia que coça muiiiiito... Eu retornei ao Gabinete Médico no último dia 11, terça-feira.


De RO WANDERLEY

Este é o BRAVA. Além dos dois seios, as mangueirinhas, a bombinha, e o aparelhinho com pilha que tira o ar e avisa se tem vazamento, acompanha também a blusinha preta com feche e alças com velico - a que estou vestindo, para ajudar a sustentar os seios. Também acompanha, lencinhos umedecidos especiais para colar e vedar melhor, um líquido especial para lavar os seios de plástico, um sabonete líquido e um creme hidratante para serem usados no local da aplicação.

Neste retorno me foi passado alguns exames, de sangue, RX de Tórax e eletrocardiograma, como preparação para a primeira cirurgia de reconstituição... que seria hoje...

Com os exames em mãos, fui até o Anestesista, consulta esta em 20 do corrente, na última quinta-feira. Eu já estava com muita "dor de garganta", e as amídalas super inchadas... Mas ficou resolvido que eu faria uma nova consulta com o anestesista antes da cirurgia, pois poderia ser apenas uma irritação... resultado das tais cinzas do vulcão, já que tive por muitos anos bronquite e rinite alérgica...

Mas o quadro se agravou, e eu passei a tossir muito e com secreção, além de acordar muito suada, estado resultante de possíveis febres noturnas...

Hoje, após ter feito os procedimentos para a internação, o anestesista esteve no quarto, e explicou que, com a anestesia geral eu teria que ser intubada, e não poderia estar em estado gripal, de maneira nenhuma... qualquer foco infeccioso é perigoso... e aí me encaminhou para uma médico otorrinolaringologista, no COF24h. Fui atendida pela Dra. Kátia que me passou medicamentos com "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA", anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos, para distúrbios alérgicos e respiratórios... um tratamento mínimo de 5(cinco) dias ou até 10(dez) dias...

Até minha filha Claudinha me procurou, mas eu já havia saído do Hospital e me encaminhado para o COF24h - Centro Otorrinolaringológico Florianópolis. Minha irmã também ligou. Enfim, eu e minha Mãe passamos na farmácia, compramos meus remédios, e voltamos pra casa com o Carlos...

Enfim...paciência...mais uma semana de molho, e na espera...já comecei a tomar os remédios, e me sinto um pouco melhor...cansada, com muita tosse que até me dói o peito...mas tranquila, porque sei que quando for a hora certa, eu estarei lá, fazendo a minha reconstituição, e retomando minha "identidade"...não apenas a externa, mas o mais importante, a recuperação e o reconhecimento da verdadeira identidade interna, que hoje eu procuro cultivar ainda mais...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

108. O sentido da Vida

O sentido da Vida por vezes fica esquecido em um truculento tempo...e quando se tem o risco de ter que medi-lo, é como se ficássemos sufocados dentro do nosso próprio tempo, sem tempo pra perder em contá-lo...apenas senti-lo...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

105. Mastectomia e Reconstrução

Hoje fui nas minhas consultas médicas.
Minha Médica, Dra. Ana Rosa, mastologista que me operou, disse que tudo está muito bem.
Também fiz consulta com o Dr. Evandro, o cirurgião plástico, fiquei muito entusiasmada. Não vejo a hora de começar meu tratamento.
https://www.facebook.com/clinicaparente
 http://www.miamibreastcenter.com/reconstruction/after-mastectomy-miami.html

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

104. Ter Câncer ou ter tido, é um saco!

Nossa mãe!!!...muita gente tem câncer, mas nem todos saem na TV, jornais, dão entrevista para revistas e sei lá em mais o que...então...vai dizer que não é um saco ter câncer??? ou ter tido??? Nos jornais e revistas as principais páginas são para o assunto!!! e na TV??? só dá isso!!! Um saco!!!

Que merda!!!
Agora todas as novelas têm que ter um canceroso!!! NOSSAAAAAA!!!!!!!
E eu que as vezes quero esquecer disso tudo...como???? nem nas novelas...em quase todas o assunto tá sendo abordado...tudo bem...é um assunto que precisa ser falado mesmo, mas não adianta falar só nas novelas, ou ter ibope com o câncer de artista, de político, ou de famoso...têm é que abrir mais CEPON por esse Brasil afora...é só os políticos roubarem menos que aí sobra mais dinheiro para essa saúde caótica...essa educação vergonhosa que leva nossas escolas à decadência...

O que adianta ter hospitais se não têm médicos para atender? um dia, minha filha ficou das 14 horas até
às 19 horas na emergência do HU - Hospital Universitário, chorando de dor, pedindo remédio...com febre...e só diziam que ela tinha que esperar...esperar...e tinham pessoas que estavam ali desde às 8 horas da manhã...sim...um absurdo...um tratamento desumano...e por fim ela foi levada pelo pai para ser atendida na emergência do Hospital de Caridade, pagando nada mais, nada menos que $R600,00...até o algodão com álcool utilizado para o exame de sangue foi cobrado...e isso que ela tinha tentado ser atendida na emergência do Hospital Celso Ramos, e recebeu a porta na cara, ela só seria atendida se chegasse de ambulância ou estivesse em perigo de morte...mas como saberiam se ela estava ou não em perigo de morte??? se apenas um guardinha na porta a atendeu??? e ela estava com muita febre e muita dor, o sofrimento dela era visivelmente comprovado!!! É...e isso que somos trabalhadores e que pagamos uma grana de desconto de INSS...pra quê? pra ter mais dinheiro pra embolsarem...nossa!!! eu fico revoltada com tudo isso!!!

Mas...voltando ao câncer...

"O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) é o órgão central do sistema de prevenção e assistência, na área do câncer, em Santa Catarina. Suas funções são o controle e avaliação das atividades e pesquisas oncológicas no Estado, em consonância com a política estadual de saúde e normas federais pertinentes. Durante a última década, com a gestão da FAHECE, o CEPON se tornou uma instituição de referência, em Santa Catarina, na prevenção e tratamento de pacientes com câncer. Os serviços prestados pelo CEPON na área de oncologia (basicamente destinados aos pacientes do SUS), são reconhecidos pela sua qualidade e humanização."


Pronto! Desabafei...

domingo, 7 de agosto de 2011

103. Câncer Direito e Cidadania

EU RECOMENDO...



Câncer Direito e Cidadania - 13ª Ed. 2010

Autor: Barbosa, Antonieta M. G.
Editora: Atlas
Categoria: Direito / Direito Civil

"O livro contém informações sobre os diversos tipos de câncer e os respectivos tratamentos, prevenção, dados estatísticos atualizados do INCA e uma rede de endereços, serviços e benefícios disponíveis em todos os Estados do Brasil e na internet."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

101. CONTINUANDO... NO PROCESSO DA CURA

Oi meus amigos.

Pois então... faz tempo que não publico mais nada sobre a minha doença.
É que na verdade me sinto bem, ou melhor, dizendo... estou curada.
Mas continuo me cuidando, e muito... faço sempre as minhas fisioterapias, em casa, passadas pela fisioterapeuta que visito uma vez por semana.

Também tomo meu remedinho milagroso, que pego no CEPON - Hospital do Câncer - (Complexo Oncológico / Centro de Pesquisas Oncológicas).
Sigo com o tratamento diário da pressão, da hérnia de hiato e refluxo... agravados com o meu tratamento da quimioterapia...mas tudinho controlado...
E pra reforçar minha alimentação também me utilizo de um complexo vitamínico, e me esforço para comer mais frutas, verduras e legumes, além do mel... muita água é chás...

Claro que muita coisa mudou... não posso fazer mais as unhas, meu braço esquerdo sempre incha, principalmente se fico com ele muito tempo pendurado sem colocar na prateleira...rsrsrsr...brincadeirinha...se ele não fica pendurado, eu faço como?!?! Rsrsrsr... na verdade tenho que colocar ele pra cima, fazer uns exercícios, drenagem linfática...e tem mais, se ele incha fica meio dormente, meio dolorido, sei lá...fica diferente...pesado...todo cuidado é pouco.

Também sinto dores muito fortes na planta dos meus pés, e dói muiiiiiiiiiito, principalmente quando levanto, e por vezes tenho até que me apoiar, mas depois que começo a caminhar a dor alivia. Também doem meus calcanhares e tornozelos... a idade do condor... rsrsrs... e mais as sequelitas do tratamento...enfim...

E o Grupo que eu estava? Acabei desistindo... só do Grupo...
Sabe, me sentia um peixe fora d´água...não pelas pessoas, não...elas eram bem legais, sabe, apesar de eu não as ter conhecido melhor, mas cada uma com a sua história de vida e da sua doença...na maioria todos ainda em tratamento quimioterapeutico...ou rádio...uns já tinham feito a cirurgia, outros ainda não...muitas vidas e muitas histórias...

Entrei no Grupo com o intuito de não desistir... mas não reconheci meu afastamento como uma desistência não...apenas uma opção. Não me adaptei aos trabalhos, à condução, sei lá... eu ia mas nunca estava lá ou não queria estar lá...penso que a época não me foi oportuna. Se este Grupo se situasse lá em 2010, durante as minhas quimioterapias, antes mesmo de eu fazer a mastectomia, talvez sim eu tivesse um propósito a seguir... mas foi bom ter estado com àquelas pessoas, e por vezes me ponho a pensar...o que elas estariam fazendo hoje... Todos continuaram?...e como estão de saúde? Lembro deles também em minhas orações. Desejo que todos alcancem a cura como eu...


Graças à Deus!

sábado, 16 de abril de 2011

098. Nossa Páscoa!

Hoje foi nosso almoço de Páscoa...eu fiz o rango temperado com muito amor e umas pitadinhas de carinho. Teve um Bacalhau à Gomes de Sá e um arroz de Bacalhau maravilhoso, receita que plagiei do meu genro e adaptei ao meu gosto. Meu pai fez a entrada, o Berbigão Tropical do Mago. Nos presentiamos com chocolates, abraços e muitos beijos!!!




O significado da Páscoa...


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

E o chocolate, batizado assim em 1753 pelo botânico sueco Linneu, era tomado como bebida e chamado “alimento dos deuses”. Só no século XX é que são criados os bombons e os ovos de Páscoa, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

097. CONTINUANDO...NO PROCESSO DA CURA

Dia 13/04, terceiro dia de Terapia em Grupo.
Parece mentira, mas desta vez cheguei antes de ter começado...estou melhorando. Entramos na sala e fomos nos acomodando. Desta vez vieram mais participantes para o Grupo. A roda aumentou. Então começamos pelos novos se apresentado e contando suas histórias. Umas mais interessantes, outras até engraçadas...e o ditado é certíssmo: a desgraça de hj é a piada de amanhã...por isso não devemos nos "descabelar"...apesar de passarmos um bom tempo sem cabelo...

Ficamos sabendo o nome escolhido para o Grupo CAPC GRUPO PAA 2011
GRUPO SOL - ANJO DA "HARMONIA"

E os depoimentos... foram contagiantes, nos prendendo sem hora...sem tempo...depois ficamos todos de pé, fizemos uma meditação e recemos da Facilitadora Vera, uma pedrinha de sal na língua...um sal especial que não lembro de onde...

Hoje eu já estava melhor, cheguei sem atropelos, talvez mais integrada ao Grupo, mas ainda sem sentir saudades...nem tinha decorado o nome de quase ninguém, só de três, Rodney porque ele frisou que era RO e naõ RU, Pedro (nome do meu único sobrinho) e Vera (nome da minha prima), e agora o Grupo aumentou consideravelmente. E eu sou péssima fisionomista, não assunto nomes e nem faço ligação do nome com a pessoa, não consigo guardar o rosto de cada um como se o nome estivesse escrito na testa...vou tentar, quem sabe?! Acho que vou fazer uns crachás com os nomes de todos...assim talvez eu decore...rsrsrs...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

096. CONTINUANDO...NO PROCESSO DA CURA

Hoje acordei e fui na fisioterapia às 9h. Mas já pensando que às 16h eu tinha que estar em Forquilhinhas, na tal da Terapia em Grupo. Nossa...eu iria? ou não??? E o meu propósito traçado lá em 29 de março de 2010?? abandonaria?? JAMAIS!!!

E quando chegou a hora de sair... saí...e lá fui eu... saí de casa e peguei a SC401... Beira Mar... Via Expressa... BR101... e aí, eu que estava injuriada, passei da entrada de Forquilhinhas... então entrei na próxima, mas me dei conta que eu não sabia ir por dentro e sair onde tinha que sair, e resolvi pegar à direita, em um posto de gasolina desativado, e segui em frente...até aí já estava na hora da terapia, mas... segui em frente... me parecia que eu conhecia aquele caminho...e aí, que m...lá estava eu de frente pra BR101 e o viaduto...então voltei, mas pelo mesmo lugar, e aí lá estava eu, perdida...voltei novamente, até o viaduto da BR101, e desta vez passei por debaixo dele e retornei, segui mais à direita e até que enfim consegui entrar onde deveria ter entrado...e aí segui em frente e cheguei no NENL para a terapia...e, no segundo dia, lá estava eu, chegando atrasada novamente, contrariada, mas chegando...

Antes das apresentações e de falarmos da nossa semana, foi questionado se teríamos sentido falta dos trabalhos, da terapia, e se sentimos saudade...e isso ficou me martelando enquanto cada um falava...e eu fui quase a última a me manifestar, eu acho...e pensei, antes de abrir a minha boca, o que eu diria, ou o que eu tinha que dizer, ou ainda, o que eu tinha pra dizer...apenas disse o que pra mim era verdade, a minha verdade...saudade? das pessoas do Grupo? da terapia? Como eu poderia ter saudade de alguma coisa que mal vivenciei? que nem conheço direito? Como sentir saudade de pessoas que ainda nem sei seus nomes? E assim eu me posicionei diante do Grupo...Sem saudades, sem a mínima vontade de ter voltado...e tentei me explicar, ou esclarecer o meu ponto de vista até então, colocando a minha opinião...não que eu não pense que eu possa mudá-la, muito pelo contrário, estou ali por uma decisão minha, por um propósito que tracei, então vamos fazer destas horas, horas produtivas, gostando ou não...

Depois do lanche deitamos todos, a cortina foi fechada e a luz apagada. Uma Facilitadora se posicionou no centro, ficamos sempre formando uma roda, e aí ela começou a ler um texto. Mas antes nos disse que íamos fazer uma visualização. Quando começou a le, eu estava deitada de barriga pra cima e esticada, com uma perna dobrada, e minhas costas doiam muito, ohh coluna, é triste, mas a dor me tira a atenção, tentei me consertar e arrumar um jeitinho pra não doer tanto...e o texto sendo lido, e eu prestava e não prestava atenção...em seguida, atrás da minha cabeça tinha a mesa do lanche, e outra Facilitadora ou outro, não olhei pra trás, começou a guardar o lanche, e mexia em sacos plásticos que faziam barulho...e eu...nada de me concentrar...escutei quando ela falou para visualizar a doença, o câncer, como uma coisa feia, ruim...e visualizar os glóbulos brancos como uma coisa bem boa, que ia enfrentar o ruim...e falou...falou...e eu só de olho no relógio da parede...e comecei a pensar na praia, onde moro, nas caminhadas de fim de tarde quando rezo meu terço e assisto o por do sol...pensava no que estava perdendo lá fora, e não no que eu poderia ganhar ali dentro, naquele momento...e quando acabou a fala, acenderam a luz, abriram as cortinas, e nos deram lápis de cor e uma prancheta com uma folha em branco. E agora? o que era pra fazer com aquela folha? Era pra exteriorizar a visualização, desenhando. Que visualização? ...eu perguntei...e me responderam: do câncer, da doença...mas eu não visualizei nadica de nada...eu disse...e eu não tenho mais o câncer, estou curada... e completei...eu fui até a minha praia ver o por do sol?! Então apenas escrevi na tal folha: "não visualizei nada. Não me concentrei. Não consegui prestar atenção em quase nada... - barulho de plástico - dor nas costas - olhando pro relógio pra hora de ir embora. Não me situei no ambiente. Só pensei na "minha praia" e no por do Sol...caminhei lá..."
Eu ainda não estava entendendo o propósito da visualização...mas esperava esclarecimentos...apesar de eu saber que na verdade, eu mesma vou esclarecer pra mim mesma, entende??? é aprender a dar um sentido de entendimento, para crescer, aprender o controle, o sentido de viver o agora, o momento.

Guardamos nossa folha e a prancheta, e recebemos umas meia dupla folha enroladinha com muito cuidado. A minha tinha amarrado uma fitinha lilás com um lacinho , adoro lilás...era a descrição do meu Anjo, era pra levar e ler em casa...

O ANJO DO DESAPEGO
"O maior ato de desapego é soltar o passado e as preocupações com o futuro e viver no momento presente. Quando fazemos isso concentramos nossa atenção e energia e não nos desvitalizamos com criticas, comparações e julgamentos. O desapego nos libera da culpa e do arrependimento, que são um grande desperdicio de energia. No momento presente, não precisamos possuir ou perder nada.
MINHA VIDA É PERFEITA AQUI E AGORA."

E o meu aprendizado continua...

095. Hoje é Niver do Digo

5PARABÉNS!!! MUITA SAÚDE E PAZ!!!
E o que eu tenho a dizer do meu neto? Bem...ele é um menino muito carinhoso e educado...ele é estudioso no Colégio, e também já me deu muitas alegrias quando ganha os troféus nos Campeonatos de Tênis que ele participa...
Meu querido, que tu consigas alcançar muitas coisas boas nesta tua caminhada pela vida, que teu futuro seja próspero, e que sejas muito, mas muito...FELIZZZZZZ!!!


O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO...

...E NÃO É QUE PASSA MUITO RÁPIDO MESMO...
Ainda lembro ele bebezinho, fofo, muito fofo...


quarta-feira, 30 de março de 2011

094. NO PROCESSO DA CURA

Na minha última internação no CAPC - Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, no Ribeirão da Ilha/Fpolis, eu recebi um Convite para participar do GRUPO TERAPÊUTICO no NENL - Núcleo Espírita Nosso Lar, em Forquilhinhas/São José, dia 30/03 às 16horas.

Os Objetivos desses Grupos estão pautados em "dar manutenção e continuidade ao tratamento que é oferecido no CAPC, ficando mais fácil assimilar e aumentando as chances de ... fazermos as mudanças que identificarmos como necessárias"...

E lá estava eu...às 16 horas... juro que sem a mínima vontade, pois nunca gostei destes trabalhos ou terapias, que seja, em grupo...nem com quem conheço e muito menos com quem não conheço.

Mas... quando me propus à Cura... lá em 29 de março de 2010, quando recebi meu diagnóstico provável, pois ainda não tinha feito pulsão ou biópsia, apenas exames palpáveis e uma mamografia que me sugeria a uma investigação, eu decidi que me doaria de corpo e alma a mim mesma... e é assim que eu me posiciono hoje, e agora, sempre!

Então, lá fui eu pra essa Terapia em Grupo, pra conferir qual era...

Primeiro dia, entrei na sala atrasadinha, pra variar... e tinham umas poucas pessoas sentadas em colchões e tapetes, como um tatame. Eu me sentei em uma cadeira, até tentei sentar no chão, mas não deu.

Estavam fazendo a apresentação pessoas, um a um falava o seu nome e como chegou ao Grupo.

Na verdade todos que estavam lá receberam o convite quando estiveram no CAPC.

Mas o que eles queriam mesmo era que falássemos de como descobrimos estar doente e de como nos comportamos com o fato.

E foram várias histórias e situações...

Contei também a minha história...

Depois fizemos uma meditação e nos apresentaram as cartas dos Anjos. Escolhemos uma carta.

O meu foi O ANJO DO DESAPEGO.

Neste primeiro dia eu saí mais cedo, pois nem sabia o que seria na verdade esta terapia.

Na parada para um lanchinho, umas 16:30 mais ou menos, fui embora, pois tinha que buscar meu sobrinho no Colégio...e a fila na Via Expressa estava quilométrica...levei quase uma hora e meia pra chegar...

E foi assim que tive a primeira impressão do Grupo. Na despedida os Facilitadores, como são chamados os coordenadores do Grupo, que eram em três (3), me desejaram um bom retorno, e disseram que me aguardavam na próxima quarta-feira, das 16h às 19h.

"SOMOS O QUE FAZEMOS, MAS SOMOS PRINCIPALMENTE AQUILO QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS" (Eduardo Galeano)

"A DOENÇA PODE SER CURADA SE ESTAMOS DISPOSTOS A MUDAR O MODO COMO PENSAMOS, ACREDITAMOS E AGIMOS" (Louise L. Hay)

"TENHA COMO CERTO! VOCÊ JÁ ESTÁ NO PROCESSO DE CURA" (Louise L. Hay)

domingo, 27 de março de 2011

093. CAPC - Centro de Apoio ao Paciente com Câncer

Aqui é onde recarrego minhas forças e fortaleço minha Fé.
É um lugar mágico ... cheio de Anjos de Deus, Voluntários que nos acolhem, nos dão atenção, carinho, amor... que nos dedicam um sentimento imensurável...obrigada por vocês existirem...



Lugar onde me confraternizo com meus irmãos ...onde aprendo que, acima de todos os nossos problemas, podemos ser felizes e encontrar o nosso caminho de Cura através da Fé...


Quero agradecer de coração, a cada uma dessas irmãs que estiveram comigo nesta semana, e que de uma maneira ou de outro me deram forças para continuar a minha caminhada...vocês são especiais, e guardo cada uma, em especial, em meu coração!!!



E depois de termos esse encontro maravilhoso, de termos a oportunidade de buscar em nosso interior o amor em Deus ...somos resgatados pelas pessoas que mais nos amam...que é a nossa Família!!!







segunda-feira, 21 de março de 2011

092. Tratamento

Hoje fui ao NEO - Núcleo Espírita Nosso Lar, em Forquilhinha/São José, para triagem...amanhã começa o meu reforço no CAPC - Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, no Ribeirão da Ilha/Florianópolis.
Sempre fico muito apreensiva quando tenho retorno, e desta vez mais ainda, porque a internação já se inicia na terça-feira, o que antes era só na quarta, pois na terça fazíamos a triagem já no Ribeirão da Ilha, às 13 horas.
Hoje... a triagem é na segunda-feira, às 7:30hrs, no NENL em Forquilhinha...e a internação começa na terça-feira. Mas sei que tudo vai dar certo, e que eu me preparei pra aproveitar o máximo desta oportunidade, que aliás, poucos, ou melhor...pouquíssimas pessoas têm. Somos privilegiados, pelos homens e por Deus...pelos homens que nos deram esta oportunidade, e por Deus, porque mesmo não sabendo, ou não querendo, ou sei lá...ele nunca nos abandona...

segunda-feira, 7 de março de 2011

091. 55 anos de casados...Bodas de Esmeralda...07 de março 1956...

Que pedra rara poderia representar uma união assim?
Não importa. Esta união vale mais do que qualquer pedra preciosa.

Uma história de amor que começou muito antes...em 03 de fevereiro de 1951 quando começaram a namorar...ali, na Avenida Mauro Ramos...e depois noivaram na Rua Bocaiúva.

Nem sei se a felicidade é maior pra eles, ou pra nós, que usufruímos dessa união até hoje...




Eles casaram na Catedral. Esta foto é linda!
A segunda foto foi tirada no marco que está até hoje na Beira Mar... ele ficava bem no final da Avenida Mauro Ramos.
A terceira foto é no Mirante do Miramar, quando o mar chegava até o Mercado Público e na Alfândega.
A terceira foto foi tirada na comemoração dos 83 anos do meu Pai, no dia 18 de janeiro de 2011.


Eles foram Medalha de Ouro na Dança de Salão.
Barra Velha sediou a 3ª edição dos JASTI, com um total de 1.152 atletas a partir de 60 anos que participaram do evento entre os dias 12 e 16 de maio.
Os Jogos Abertos da Terceira Idade é maior evento competitivo desse tipo no Estado, com sete modalidades - bolão 23, canastra, bocha, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão (dividida nas faixas etárias de até 69 e 70 anos ou mais) - cujos atletas vieram de 134 cidades de todas as regiões catarinenses.
...e ELES seguem dançando...


“Você sabia que a aliança de casamento foi escolhida para ser colocada no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditava-se que nele havia uma veia que ia direto para o coração?”

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

089. Hoje acabei a radioterapia

Até que enfim...agora é um recomeço pra cuidar de mim e me preparar para a reconstituição...caminhadas e alimentação...exames...remédios...muitos cuidados...
Tenho que tomar conta de mim, e com muito carinho...
Hoje me amo mais do que ontem e menos do que amanhã...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

088. MOSTRA SOLIDÁRIA DE DANÇAS ORIENTAIS

09/02/2011


Mostra Solidária de Danças Orientais

Profissionais de Danças Orientais da Grande Florianópolis uniram forças para a realização de um show beneficente a fim de arrecadar donativos para os desabrigados das enchentes no Brasil. Ao todo, foram 20 profissionais envolvidos na organização. O evento contou com o apoio do Teatro Álvaro de Carvalho - TAC, da Gráfica Anequim, do Estudio de Design Davi Leon, da iluminação cênica de Adriana Cunha, além da participação de diversos grupos, espaços e profissionais de Dança.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

087. Eu quero mais é beijar na boca...

Hoje reencontrei uma conhecida das antigas, da adolescência eu diria...e ela me deu um conselho que pretendo levar ao pé da letra...
Apesar de ter feito radioterapia também, o que mais me comoveu foi ela ter-me dito que há sete meses perdera seu companheiro...isso que, ela primeiro perdeu seu companheiro e apenas um mês depois recebeu seu diagnóstico.
Minha Mãe sempre me diz que nada é o pior...e eu acredito piamente nela...

Depois desse encontro eu vou seguir o conselho dela...ela primeiro me perguntou se eu tinha alguém, e depois me disse: - então, beija, beija muito na boca, porque isto faz uma falta imensa...a saudade é demais...
Então, se vocês têm um AMOR, beijem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!! BEIJEM MUITO NA BOCA!!!!





Durante o beijo você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua. Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício pro coração. Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias.

Esquimó – esfrega a ponta do nariz no nariz do seu parceiro. Borboleta – com os cílios.
Francês – é o tradicional beijo de língua.
Selinho – com os lábios.
Cinematográfico – é o chamado beijo técnico, não envolve emoção.
Arrepio – é aquele dado na orelha.
Titanic – é aquele que ocorre grande troca de salivas.
Conde Drácula – é aquele que se estende até o pescoço.
Amigos – é o de selinho, onde os amigos encostam os lábios delicadamente e de forma carinhosa, fazendo bico e durando alguns segundo.

Perigo: Se você é daquele tipo de pessoa adepta do tal “ficar” (agarra uma ou mais pessoas em um só dia), corre o risco de adquirir certas doenças, entre elas a mais conhecida é a gengivite. Então, tome cuidado e escolha bem a boca antes de beijar.

http://www.brasilescola.com/sexualidade/beijo-na-boca.htm

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

083. É MEU ANIVERSÁRIO

Parabéns!
Parabéns!
É Meu Aniversário,
Que dia mais FELIZZ!!!!

Quando eu disse no Natal que renasci, eu renasci!!!
Hoje é o meu aniversário!
É um dia diferente...é um niver diferente...eu estou diferente...
Se eu disser que a minha ficha ainda não caiu...não caiuuuuuuu!!!
Mesmo com todo esse tratamento...e sofrimento...
Eu estou sendo sincera, muito, é que eu tento, mas não acredito...acreditando... é muito difícil...
É como se eu estivesse apenas na lanternagem...sabem como é?!...nem eu, rsrsrs...
mas é assim que me sinto...
Deus me deu a chance de continuar a minha caminhada, ele acreditou em mim...eu acreditei em mim...
Só sei que recebi a "graça" de me curar!!!
Eu RENASCI!!!
Este meu aniversário significa muito pra mim!!!
E ainda saber que tenho tantos AMIGOS é mara...maravilhoso...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

082. Radioterapia

Hoje foi minha primeira aplicação...tudo tranqüilo...













Vou fazer a radioterapia até 17 de fevereiro.
Primeiro fui fazer uma tomografia, para a marcação do local a ser aplicada.
Ontem, tirei vários RX, e novas marcações.