sábado, 16 de abril de 2011

098. Nossa Páscoa!

Hoje foi nosso almoço de Páscoa...eu fiz o rango temperado com muito amor e umas pitadinhas de carinho. Teve um Bacalhau à Gomes de Sá e um arroz de Bacalhau maravilhoso, receita que plagiei do meu genro e adaptei ao meu gosto. Meu pai fez a entrada, o Berbigão Tropical do Mago. Nos presentiamos com chocolates, abraços e muitos beijos!!!




O significado da Páscoa...


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

E o chocolate, batizado assim em 1753 pelo botânico sueco Linneu, era tomado como bebida e chamado “alimento dos deuses”. Só no século XX é que são criados os bombons e os ovos de Páscoa, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

Nenhum comentário: